quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Agora é hora de mostrar quem é quem no Brasileirão/09.

A segunda parte do Brasileirão/09 terá início hoje, mesmo que para algumas equipes o primeiro turno ainda não tenha terminado.

Internacional, Atlético – MG, Santos, Botafogo e Cruzeiro jogaram menos em relação aos outros quinze participantes.

Dos cinco, o que possui mais chance de modificar a tabela é o Internacional, claro, se os jogos fossem disputados antes do início do returno.

Com um empate e uma vitória, nos confrontos contra o Galo mineiro e o Peixe, o Colorado empataria com o Palmeiras em número de pontos, mas passaria a frente do rival nos critérios de desempate, e levaria o prêmio simbólico de campeão do turno.

Fora isso, chegamos na parte do campeonato chamada ‘vai ou racha’.
Nas próximas cinco ou seis rodadas veremos quem realmente entra na disputa pelo caneco (coloco aí Palmeiras, Internacional e São Paulo), os que brigarão por vagas na Taça Libertadores da América (Atlético – MG, Goiás, Grêmio junto com os três que brigam pelo título) e os que desde já tentam sair do fundo poço (são eles Sport, Fluminense, Náutico, Santo André, Coritiba e Botafogo).

Salvo alguma exceção, que em um campeonato nivelado e longo como este existe, os clubes que estarão em evidência na segunda metade da competição serão esses.

Aí você pode perguntar, mas e os outros?

Bem, os outros.... vamos lá.

O Corinthians está mais interessado no ano que está por vir. Com a vaga na Libertadores/10 garantida a equipe paulista usará o resto do campeonato para montar e fazer experiências no grupo.

Mesmo invicto a nove jogos, o Avaí não tem elenco nem tradição para lutar por algo mais que uma vaga na Copa Sul-americana de 2010. O mesmo pode se dizer da equipe do Grêmio Barueri.

Já o Flamengo terá que sair as compras em um momento delicado da competição. Perdeu Kleberson e está a um fio de perder o atacante Emerson, que começava a fazer uma boa dupla com o Imperador no ataque rubro-negro, para o futebol árabe. Ficará na parte intermediaria da tabela.

No Vitória, é hora de planejar o restante da temporada. Sensação do campeonato por muitas rodadas, a equipe baiana já deu o que tinha que dar. Deve cuidar da parte de baixo da tabela agora.

O Santos mostrou desde o início que não brigaria por nada esse ano. Nem por título, nem por Libertadores e nem para cair. É o que está acontecendo.

Quem escapou, e bem da degola nessas últimas rodadas foi o Atlético – PR. Com a chegada do técnico Antonio Lopes, o furacão embalou e começou a jogar bem. Nesse momento não corre risco de rebaixamento, e brigará por vaga na Sul-americana.

O Cruzeiro está há três pontos da degola, tem um jogo a menos e um bom time. A equipe mineira vai se recuperar tranqüilamente nesse returno, mas ficará em posição intermediária, até porque o fantasma da derrota na final da Libertadores para o Estudiantes, continua viva na cabeça dos jogadores.

Serão dezenove rodadas (para a maioria) pela frente, onde tudo pode acontecer. Acredito que pouco ira mudar.

Sei que muitos estarão torcendo para que meus palpites estejam errados, mas até agora o campeonato apresentou somente essas ‘variáveis’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário