terça-feira, 11 de maio de 2010

Dunga leva quem sempre esteve ao seu lado no maior desafio de sua carreira

Foram quatro anos e alguns títulos, entre eles, duas Copa América, uma Copa das Confederações, primeiro lugar na fase eliminatória para a Copa do Mundo e apenas uma frustração: a eliminação para a Argentina nas semi-finais dos Jogos Olimpicos de Pequim, na China.

Durante esse período, Dunga conseguiu montar uma seleção brasileira comprometida e com vontade de vestir a camisa verde e amarela. Deixou de lado medalhões, acostumados a acumular conquistas pessoais e passou a dar valor no lado "operário" dos atletas. O que devemos admitir, conquistou com êxito.

Muitos não concordam com a convocação de Dunga. Grande parte clama por Neymar e Paulo Henrique Ganso na seleção. Outros queriam Ronaldinho Gaúcho de volta. Sem falar em Roberto Carlos, Ronaldo, Hernanes, Lucas, Diego Tardelli e mais uma lista interminável de nomes que só o Brasil pode oferecer a um técnico.

Mas, por que Dunga convocaria esses jogadores? Alguns deles não foram riscados da lista de muitos especialistas e torcedores após a última copa? O que dizer para quem pede por Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos?

Futebol é momento, e no momento Neymar e PHG estão arrebentando! Sim, mas em um clube de futebol e não possuem a experiência necessária para jogar uma Copa do Mundo.

Mas Ronaldo e Pelé foram para uma copa com 17 anos! Sim, mas como o "Rei" disse, já havia participado de outras convocações e Ronaldo não jogou na Copa de 94.

O raciocínio de Dunga é o mesmo de um chefe, que acreditou em seus funcionários durante quatro anos e que confia neles no maior desafio de sua curta carreira como treinador. Não trocaria nunca o certo (na cabeça dele), pela dúvida.

Ele montou um time como muitos sonham em montar. Não na parte técnica ou tática, mas passando aos atletas o que ele sempre sentiu ao defender a seleção.

O time brasieliro hoje, tem corpo, espírito vencedor e o mais importante, tem a cabeça no lugar. Dunga sempre deixou bem claro, nas entrelinhas, que os convocados seriam mesmo aqueles que o acompanhou durante os quatro anos.

Então porque a surpresa ou a ira de muitos diante dos jogadores chamados por ele?

A seleção que Dunga convocou pode não ganhar a Copa do Mundo, mas devolverá ao povo brasileiro o orgulho e o comprometimento que tanto se espera e que esteve ausente na última competição.

Um comentário:

  1. Legal a sua crônica, mas por que vc parou de escrever por um tempo? Nesse período sobraram assuntos p escrever, como, por exemplo, a eliminação do corinthians da libertadores... kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir