O Campeonato Sul-Matogrossense de futebol chegou ao fim consagrando a equipe do Comercial como a grande campeã da temporada 2010. Feito esse que dá oportunidade à equipe colorada disputar a Copa do Brasil do próximo ano, juntamente com o Naviraiense.
Enquanto isso as duas equipes, junto com o restante dos clubes que disputaram a competição, com exceção do CENE que terá a Série D do Campeonato Brasileiro durante o segundo semestre, terão merecidas férias de seis meses. Isso mesmo, meio ano sem disputar absolutamente nada profissionalmente.
A solução é óbvia, dispensar jogadores e comissão técnica, fechar o local de treinamento e esperar o tempo passar.
Diferente de outras praças esportivas, o Mato Grosso do Sul tem vagas limitadas para competições nacionais, uma para o brasileiro da série D e duas para a Copa do Brasil, o que impossibilita e desmotiva a “FfMS” e os clubes há investirem em outro torneio, que poderia indicar o vencedor à uma competição nacional. Até ai tudo bem!
Mas esse ano poderia ser diferente, já que com a realização da Copa do Mundo da África do Sul, vários clubes ficarão parados por um mês. Ou seja uma grande oportunidade de se realizar pequenos torneios para os atletas das grandes equipes não perderem ritmo de jogo e entrosamento.
Isso já foi feito em várias regiões do país como o Nordeste, quando era realizado a Copa dos Campeões. Em Florianópolis está agendado uma pequena competição com a presença de grandes equipes.
E por aqui? Nada.
Não seria a chance de apresentar para clubes do país que, além de servir como rota do tráfico, dos crimes de pistolagem e questões indígenas, existe futebol em nosso Estado? Mesmo de forma precária, temos sim jogadores que poderiam se destacar e atuar em times fortes.
Podia a “FfMS”, ter pensado nisso. Afinal, Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos, ou seja, tem outra em 2014, 18, 22 e 26!
E a pré-temporada?
A presença de equipes renomadas, com bons atletas ajudaria estruturar nosso futebol, traria dinheiro aos clubes e poderia ser um pontapé inicial para que fossem realizadas competições amistosas todos os anos na pré-temporada dos clubes em janeiro.
Os estádios estariam aptos a receber jogos e trariam retorno para investimentos em melhorias. Torcedores se mobilizariam e lotariam os campos para ver partidas, que infelizmente só podemos assistir uma vez por ano, quando uma equipe local disputa a Copa do Brasil.
Que tal duas sedes por ano?
Duas cidades do Mato Grosso do Sul, recebendo cada uma, duas equipes locais e uma nacional. Com a melhor de cada sede fazendo agrande final?
Com esse “torneio de verão”, a federação teria motivação e faria com que os clubes continuassem suas atividades durante o segundo semestre, disputando um mini-campeonato que daria aos quatro primeiros, a chance de disputar a competição.
Fica aí a sugestão Sr. Francisco Cezário.